sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

SONHAR COM ANIMAIS

Os animais desempenham um importante papel na existência humana, a própria humanidade descende de um animal irracional, o macaco. O animal é o amigo, o ajudante material e mágico, a fonte de alimento e abrigo, e simultâneamente o temível inimigo com quem temos que lutar, a concentração dos nossos defeitos, dos nossos vícios, do instinto de superioridade que sentimos sobre ele. Mas no fundo o ser humano inveja o animal, a fera livre e selvagem, reprimida no animal doméstico da mesma forma que o nosso subconsciente vive subjugado à racionalidade. Na história religiosa de muitas culturas, o animal tem-se apresentado como divindade, o boi Apis, o gato Bes ou o touro Mitra, ou apenas como símbolo divino, o cisne Brahama, o mocho de Minerva ou o corvo de Odin. Mas também foi ele imagem simbólica da força perversa do mal, o demónio, o ser clónico e terrível, o dragão, a serpente, o cão infernal. Esta relação remontará a uma época totémica, que adoptava o animal como distintivo do clan, ao qual estava ligado por vínculos privilegiados de respeito e admiração. As fábulas, representações de conteúdos subconscientes ou transposições simbólicas de épocas passadas, acostumaram-nos desde crianças, à formiga, ao lobo, à raposa, animais capazes de pensar e falar. Mitos e fábulas não conhecem fronteiras e o limite homem-animal é de facto um fenómeno instável, como demonstra a astrologia chinesa, que identifica e relaciona doze tipos de conjuntos de características humanas com doze animais distintos. A personalidade de cada animal é percebida de forma diversa pelas diferentes culturas e épocas, que geralmente preferem diferenciar simbólica e oniricamente as várias espécies. É complexo prever o significado de um sonho com base no conceito geral de animal, porque como se sabe, existem variadíssimos tipos de animais, de vícios, de qualidades e de homens. 

Os autores da antiguidade reviam nos animais as características humanas, ao ponto de deduzirem a personalidade do indivíduo através da eventual semelhança de fisionomia, mais ou menos parecida com determinado animal. Sonhar com animais selvagens seria, segundo eles, indício de relações violentas, medo e doenças. Ao contrário, os animais domésticos prometiam uma vida familiar serena, e em particular os mamíferos, traduziam fecundidade. Os insectos significavam o subterrâneo, o submundo, o secretismo, e os pássaros eram mensageiros dos mortos, principalmente as aves migratórias, mas também significavam riquezas futuras. No plano positivo, também os animais jovens prognosticavam riqueza, mas os velhos e decadentes anunciavam miséria. Sonhar com animais palrantes, era considerado um excelente augúrio e era importante reter a sua mensagem. Para Artemidoro, ser atacado por um animal era um sinal muito negativo, mas caso o ataque fosse mal sucedido e o sonhador saísse vitorioso, anunciava um triunfo total sobre inimigos e contrariedades.

A tradição adivinhatória moderna, também privilegia claramente a simbologia onírica do animal doméstico em relação ao selvagem. O primeiro anuncia o regresso de amigos ausentes e reconciliação, enquanto o segundo indicia inimigos secretos, perda de credibilidade e problemas profissionais infindáveis. Em geral, visualizar animais constitui uma ameaça de pobreza para quem é rico, e para o pobre, honras e proveitos. É também augúrio de notícias de pessoas ausentes. Possuir, alimentar e cuidar, em especial de ruminantes, indica abundância e bons negócios. Animais de diferentes espécies, em grupo, significam riqueza, o mesmo que em marcha, mas caminhar com eles é um aviso de problemas de saúde, e vê-los correr, de traição e acontecimentos dolorosos. Animais ameaçados é sinónimo de perigo, perseguidos, de ofensas e insultos. Ouvir os animais gritarem é sinal de preocupações, matá-los é sinal de alegrias familiares e saúde, e combatê-los traz sofrimento. Os animais que palram anunciam abundância, mas brincar com eles pode significar males, traições e enfermidades. Vê-los transformados em humanos é augúrio de distúrbios e problemas. Embalsamados são perigos imaginários. Os animais de carga, particularmente, indicam ajudas profissionais, os ruminantes pastando, amigos fiéis, dotados de cornos, felicidade. Sonhar com feras denota ansiedade mental, mas se as mesmas se deitam, é previsão de protecções e favores poderosos. Domar animais selvagens significa perda.

O significado psicológico diz-nos que o animal irracional somos nós, ou melhor, o nosso subconsciente, as energias vitais do instinto que se agitam em nós, e que por vezes tomam o comando e nos controlam. Quantos mais animais surgirem no sonho, e quanto mais livres e selvagens forem, mais o subconsciente se sente oprimido pelos seus temores, angústias e complexos. Empreender a fuga, equivale a fugir do próprio subconsciente, domesticá-los é tentar controlar os instintos mais primitivos como a libido ou os conteúdos do subconsciente infantil que permanecem. Os animais pré-históricos particularmente, são algo que aflora da infância. Os animais sábios e palrantes são um convite à prudência, os ferozes, perigosas tendências agressivas. Os pequenos, crianças, e animais em grupo estão relacionados com a noção de comunidade.Um cachorro revela desejo de afecto materno. Os animais domésticos equivalem a paixões controladas. Deformados, denunciam a concepção desagradável que o sonhador tem do instinto.

Números palrantes: 22 e 23.    

2 comentários:

  1. nesta terça-feira dia 27 de dezembro de 2011 sonhei que uma amiga de trabalho do meu marido e que eu a odeio, ela passava do outro lado da rua e dava um sorriso para o meu lado, só que eu não dava confiança porque eu não a suporto, então na mesma hora ela se transformava em uma cobra grande e preta e vinha me cercando toda, e eu só fazia gritar até ficar sem voz para mais nada, eu só sei que eu passava um sufoco nesse sonho, eu só sei que essa mulher não é de confiança, por isso que não gosta dela, porque será o motivo desse sonho?

    ResponderExcluir
  2. Olá Anónimo,
    Este sonho é o reflexo daquilo que você sente e nutre por esta mulher. A representação da cobra é a idéia que você tem dela. Uma pessoa que lhe parece traiçoeira, dissimulada e que seria capaz de tudo para lhe "sufocar". Na verdade, tudo isso que você pensa dela é o mundo que você criou e acredita. Será que a conhece mesmo bem? Será que afinal ela não quereria aproximar-se de você porque precisa de sua ajuda? Este sorriso que ela esboça no sonho é uma chamada de atenção de que nem tudo é o que parece.
    Alivie os seus pensamentos. Tente pensar neste assunto a outro nível. Nada é por acaso. Nem uma pessoa está por acaso na vida de outra pessoa.
    Um beijo grande. Estou torcendo para que seus sonhos de hoje em diante sejam menos aflitivos. :-). Um grande abraço,
    Joice Worm

    ResponderExcluir