terça-feira, 3 de julho de 2012

SONHAR COM AVIÃO

Arquétipo de recente formação, um símbolo universal que assimilou o sentido do voo e dos pássaros, mas que só há relativamente pouco tempo passou a fazer parte do subconsciente colectivo.
Esta imagem onírica promete em geral, segundo as chaves adivinhatórias, êxitos e realizações. Entretanto, segundo algumas interpretações, levaria boas notícias às mulheres enquanto seria percursor de catástrofes para os homens. Vê-lo voar alto é augúrio de sinceridade afectiva e de projectos ambiciosos legitimados. 
A escola freudiana atribui a este meio de transporte o significado simbólico do falo, e ao acto de voar a necessidade do conforto protector do abraço. A forma e o interior oco convertem, entretanto, o avião num símbolo de androgenesia, a síntese do macho e fêmea. Não conseguir levantar denota impotência ou frigidez, prosseguir com facilidade é um feliz indício de problemas internos resolvidos. A escola junghiana, interpreta a imagem onírica do avião como emblema do espírito, da ilusão, e como vislumbre da presença de projectos ambiciosos, inclusive dissimulados pelo sonhador. Contudo, sonhar não conseguir descolar é sinal de responsabilidades não assumidas. Se o avião cai denota um optimismo irresponsável. Se o próprio sonhador assume a identidade de piloto, o sonho indica responsabilidades assumidas. Saltar de para-quedas revela instinto para fazer face a situações de perigo. Ser passageiro pode também descobrir um comportamento apressado e superficial frente aos grandes problemas da vida.
Os números da sorte cruzam os ares a bordo dos aviões números 11, 19, 51 e 80. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário