terça-feira, 3 de julho de 2012

SONHAR COM AUTOMÓVEL(CARRO)

Trata-se de um símbolo onírico sem raízes antigas, como tal constitui um arquétipo relativamente recente, que na louca correria consumista civilizacional, mudou completamente em apenas cerca de quarenta anos. Chaves oniromânticas relativas à primeira metade do século XX tendiam para atribuir ao automóvel um significado propício de riqueza e abundância, distintivo de uma classe social superior, atendendo à imagem que o mesmo provocava na maioria das pessoas, de acordo com a sua condição pouco acessível. Actualmente, apesar da massificação da posse e utilização deste meio de transporte, continua a persistir a ideia de automóvel como factor compensatório para complexos e frustrações pessoais, mas esta constatação é de pouca utilidade na tentativa de desmontagem de símbolos para se consegui extrair a essência. O simbolismo onírico do automóvel é centrado na actualidade, não só no seu aspecto económico externo, como mais ainda no seu motivo arcaico relacionado com a velocidade e com o papel do sonhador enquanto automobilista.
De acordo com os aspectos adivinhatórios desta imagem onírico, sentar-se num automóvel veloz(vulgo "desportivo"), ou recebê-lo de presente, é augúrio de êxito. Executar uma condução segura e com perícia é sinal de uma boa condução dos negócios, mas se denota falta de atenção ao entorno percorrido, indicia uma certa falta de escrúpulos por parte do sonhador. Conduzir aos solavancos é sinal de solidão, a velocidade louca de ruína, a velocidade moderada de bons negócios. Um automóvel incendiado ou batido augura alterações negativas de saúde, avariado sinaliza perigo claro, sobrecarregado constitui um alerta ao sonhador para que organize a sua própria existência. Parar por falta de gasolina revela ambições demasiado fortes para o sonhador. Para uma mulher, este episódio onírico pode também traduzir adversidades.
Em termos psicológicos, para a escola freudiana, sonhar com automóvel representa, entre outras coisas, a própria psicanálise. Para a junghiana, a aparência que se quer mostrar aos outros, a personalidade externa do sonhador. Os travões são, em particular, o auto-controle. O motor é a energia vital, as rodas a autoconfiança, e a carroçaria o corpo. Para as mulheres o automóvel também simboliza a virilidade e a energia, para o homem, a mulher, o que veste o automóvel de um claro simbolismo sexual. Um automóvel velho, toma o lugar onírico de uma pessoa infeliz, avariado alude a uma situação de pouca auto-estima, sobretudo em relação às práticas auto-eróticas. Infringir o código de circulação é sinal de uma conduta sexual sem normas, atropelar peões é um forte sinal de sadismo, ser atropelado denota tendências masoquistas ou, em contrário, um grande temor da violência carnal.
A interpretação médica relaciona o sonho de uma avaria nas luzes do automóvel, com sintomas de um estado de cansaço agravado. Problemas digestivos poderão estar relacionados com a situação de acidente ou falta de gasolina. O pneu furado pode indiciar dores nos membros.
Os carros sorteados têm respectivamente os números 25 e 66.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário