segunda-feira, 2 de julho de 2012

SONHAR COM ASNO

Ignorância, teimosia, humildade, as três características que tradicionalmente caracterizam o asno. Os caldeus consideravam-no o mensageiro da morte, a divindade que a representava surgia ajoelhada sobre um asno. A posição dos gregos perante o animal não era muito diferente, e identificavam-no com o planeta Saturno na sua relação com a matéria, com a terra, o isolamento, o fim de todas as coisas. Veneravam-no por, segundo a lenda, ter salvo os guerreiros, e talvez por isso lhe atribuíam também a Marte e a Dionisio. Contrariamente, para os egípcios foi uma figura odiosa ao ponto de nas suas chaves oníricas ser identificado como provocação.
Na antiguidade, a figura onírica de um asno macho era augúrio de trabalho honesto e consciencioso. Também era um bom símbolo de matrimónio, assegurando ao sonhador homem uma mulher previdente (atributo próprio do planeta Saturno). Neste caso, se o animal estivesse carregado de fardos o prognóstico era duplamente favorável. O asno era também prometedor de projectos vantajosos, viagens e negócios fecundos (embora lentos), a quem com ele sonhasse. Artemidoro proporciona uma explicação concreta para esta interpretação, possuir rebanhos de asnos era naquela época sinal de bem-estar. A tradição oriental atribui à fêmea de asno o sinal de fecundidade, entretanto, uma curiosa interpretação afirma que se esta pare um animal diferente, o filho que nasça da mulher do sonhador não é do marido.
O significado adivinhatório deu uma reviravolta ao significado deste episódio onírico, e segundo o mesmo prognostica malícia, doenças, aborrecimentos e litígios. Actualmente o asno, apesar da tradição cristã o ter exaltado integrando-o no cenário que envolve o nascimento de Cristo, o seu significado é de desgraça, convida à cautela e aconselha para ter sempre os olhos bem abertos. Ouvi-lo zurrar tem um significado também negativo, esforços inglórios, dinheiro perdido e desilusões amorosas. Vê-lo correr, discussões e acidente iminente. Caminhar a passo rápido convida a desconfiar de um falso colaborador e caminhar a passo lento pressagia despedimento. Vê-lo sentado é sinal de trabalho duro e indefeso, alimentá-lo avisa o sonhador para situações de ingratidão. Um asno branco é augúrio de não correspondência, vermelho de enganos amorosos, preto de contusões cranianas e futuras doenças. Muitos animais juntos pressagiam dor e má sorte, a fêmea de desconforto e para os estudantes de chumbo. Cair de um asno denota acontecimentos negativos, ser seguido augura calúnias e matar-lo prenuncia catástrofes. São pouquíssimas as excepções relativamente às interpretações negativas deste símbolo onírico. Um asno muito carregado assegura a obediência da mulher e a fidelidade dos amigos. Um asno cinzento assinala sucessos sentimentais, cavalgá-lo é sinal de realizações seguras, embora lentas.
A psicologia freudiana, voltando às interpretações antigas, assemelha o asno a um símbolo de fecundidade e de virilidade. Para a escola junghiana representa o símbolo de paciência e de perseverança.
De acordo com a interpretação médica os sonhos com asnos podem advertir para uma possível doença de parkinson ou de outras patologias que comportam lentidão e dificuldade de movimento.
Os asnos da sorte carregam respectivamente os números 36 e 89.

Nenhum comentário:

Postar um comentário