terça-feira, 29 de novembro de 2011

SONHAR COM ÁGUIA

A águia é o símbolo solar da realidade e virilidade, atributo dos deuses, do poder e da vitória. Animal mítico relacionado com o ouro, o ar e o fogo. A águia de Zeus. Mensageiro celeste que voa através da experiência da morte e da destruição para de novo surgir nas alturas mais inacessíveis. Considerado o mais valente entre os pássaros, e de acordo com o significado na antiguidade, Artemidoro atribui-lhe um bom sinal para quem pretenda empreender uma empreitada e seja ousado. contrariamente, constitui um aviso negativo para quem facilmente se intimida. O voo tranquilo prognostica favoravelmente, mas se o faz em círculos por cima do sonhador pressagia a  sua morte. Se transporta o sonhador, agarrando-o com as patas, para o alto, o significado dependerá do estatuto social do mesmo, poderá ser perigoso para quem já o tem, social e financeiro, ou bastante positivo para quem carece de dinheiro e posição, invertendo essa situação. O mesmo é válido para quem não sinta medo enquanto cavalga o pássaro. Observar a águia em repouso ou ouvi-la falar é um sonho favorável, mas se a mesma surge ameaçadora indicia azares. Uma águia imóvel poisada numa rocha é sinal de projectos estragados ou viagens inacabadas, quando plana vagarosamente é sinal de atraso nos negócios. Uma águia morta significa dificuldades, desemprego e difamações, mas prevê liberdade para prisioneiros. Para as mulheres grávidas é prognóstico de um filho homem que será bem sucedido.

Quase dois mil anos depois, a interpretação deste tema onírico não sofreu alterações significativas, o significado adivinhatório continua a apontar para símbolos relacionados com consecução e realização de esperanças. A águia levantando voo promete realizações óptimas, êxito amoroso e matrimónio feliz, se pára no alto de um cume, assegura a conclusão de uma empresa particularmente difícil. Uma águia caída augura doença, se estiver morta, aspectos negativos para os ricos e positivos para os pobres. Se transporta a presa entre as garras avisa para que o sonhador se acautele com os seus inimigos, mas se a devora, o presságio é excelente, casamento rico e feliz e ganhos inesperados. Disparar a uma águia é sempre sinal de perda, prendê-la numa gaiola significa a iminência de uma situação familiar de grande desconforto. Tirá-la do ninho são perigos e ameaças. Uma águia branca promete uma herança considerável.

Para a psicologia freudiana a águia é o símbolo que corresponde ao pai. Para a mulher sonhadora denota um inconsciente desejo de gravidez. Para a escola junguiana, a águia está relacionada com a altura e representa uma vontade indomável de domínio e conquista. Protagoniza a eterna luta entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, o espírito e a matéria, a luta entre o céu e a terra. O sonhador tende para o espaço e para a superação das contingências, mas peca por um orgulho demasiado evidente e um grande complexo de superioridade que o faz ter de si próprio um conceito anormalmente elevado.
Quem conseguir chegar ao altos picos onde habitam as águias poderá deparar-se com os seguintes números, 2, 7, 11 e 58.

Nenhum comentário:

Postar um comentário