terça-feira, 29 de novembro de 2011

SONHAR COM ÁGUA

A água é indiscutivelmente a origem de todas as formas de vida, a mais maternal das formas, o mais feminino dos elementos, o Yin, a receptividade. As acolhedoras águas placentais jamais serão esquecidas. Água é gestação, nascimento, renascimento, iniciação e baptismo. O símbolo água desde sempre conduz a pensamentos associados a "Lua", "Mãe", "purificação" ou "regeneração". Moisés será talvez o personagem mítico que dá mais força ao conceito que relaciona o elemento água com renascimento. O seu eterno ciclo entre terra e fogo e entre vida e morte, revitaliza a dinâmica do Mundo temporal, surgindo ciclicamente na forma de dilúvio destrutivo para depois recriar pacientemente como uma mãe generosa. A profundidade transparente da água aparenta sabedoria, a corrente inundante, purificação e a fluidez volátil lembra o subconsciente. Na antiguidade, Artemidoro relaciona os "sonhos de água" com fecundidade. Beber água fria é promessa de felicidade, mas quente seria  sinal de doença e calúnia. A tradição árabe vê na água um presságio de amor, alegria e fecundidade, embora a imagem de águas revoltas faça temer preocupações e perdas. Em determinadas zonas do Oriente, estar deitado na água com ela a escorrer pela boca significa desejos não efectivados. O Egipto reconhece também o efeito destrutivo da água, o episódio onírico de ver a sua imagem reflectida num espelho de água prevê a morte para o sonhador ou para um familiar seu.

O significado adivinhatório actualiza a retoma das tradições antigas de acordo com a dualidade de conceitos que apresenta as identidades entre água e vida e água e morte. A água fresca é fortuna e convalescença, água a ferver é ira, doença e paixão violenta., e água morna indica mal-estar passageiro. Entretanto, água turva indicia contrariedades nos negócios, insegurança e dificuldades diversas. Águas paradas são sinal de doença grave e morte, e em contrapartida água corrente significa boa sorte, boa saúde e problemas resolvidos. A água salgada pressupõe situações que implicam lágrimas e a  mineral aconselha o sonhador a ter cuidado com os seus bens. Observar a água indica que em breve vai ser salvo de um perigo, tomar banho é inocência e vertê-la prevê um litígio. Beber água fria indica saúde excelente, embora também preveja discussões, a quente doença, a pestilenta grandes males e infelicidade, e afundar-se alerta para imposições provenientes de superiores hierárquicos. Se no sonho a água está espalhada pela casa, existe a possibilidade de distúrbios vários para o sonhador, dor e aflições, se é transportada num recipiente que permite vazamento faz temer perdas, enganos e furtos domésticos. Caminhar sobre a água assinala obstáculos superados e triunfo. Visualizá-la bem augura melhoria de situação, vê-la sair, será dor e pranto. Ouvir a água é sinal de juízos duros e impiedosos sobre o sonhador. Água perfumada indica astúcia e traições, água balsâmica faz temer pela saúde de uma pessoa querida. Mergulhar em águas límpidas é augúrio de boa saúde assim como deparar com uma fonte limpa, mas se a água é suja ou turva torna~se precursora de indisposições e enfermidades. Esta dualidade relativa ás condições da água aplicam-se também e com significado praticamente idêntico aos ribeiros e regatos que possam surgir no sonho. Uma cascata abundante é presságio de situação fecunda e feliz, tentar caminhar por uma torrente prevê adversidade e dor. Um rio tranquilo é presságio de honras e prosperidade, particularmente para quem está ligado à justiça, de causas ganhas para quem aguarde decisões judiciárias ,e de alcançar o destino para quem esteja ou vá empreender uma viajem. Ver uma banheira com água já utilizada significa um amadurecimento feliz e sereno, preparar o banho garante uma coroada vitória. Observar água que pinga ou escorre de um lugar inapropriado é sinal de melancolia e recolhê-la indicia agravamento deste estado espiritual. Flutuar prevê tristeza causada por doença da pessoa amada, ir à deriva é sintoma de insatisfações e  problemas relacionados unicamente com o mau carácter do sonhador.

A análise psicológica atribui aos sonhos com água o desejo inconsciente do regresso ao útero materno e a uma purificação moral. Afogar-se equivale a recuperar o estado de bem-aventurança indiferenciada que precede o nascimento, livre de responsabilidades e da luta quotidiana e sem uma individualidade consciente. Alcançar o arquétipo água representa uma procura por tudo o que é límpido e puro. A água é abundância ilimitada, mas em excesso torna-se extremamente perigosa, e de repente encontramos-nos perante o dilúvio,  a ondulação destruidora e violenta, ou o lodo insalubre dos pântanos que engole os incautos. O medo de afogamento traduz um complexo de inferioridade ou mesmo o medo de aceder aos recônditos do subconsciente onde a água é imagem concreta. Sentir relaxamento dentro de água é sinal de acentuada tendência narcisista, o sonhador nutre por si próprio profundos sentimentos de afecto ou está fortemente atraído por alguém com quem se identifica.

A medicina alerta para o delicado equilíbrio dos sistemas de drenagem e eliminação fisiológica da água corporal, e sonhar com este elemento pode denunciar a sua carência, inclusivamente antes de serem notados quaisquer sintomas relacionados. Este tema onírico é considerado um típico indicador de edema, e pode estar relacionado com afecções renais ou cardíacas, cirrose alcoólica e complicações glandulares.
Entretanto, se mergulharmos nas diversas profundezas líquidas encontraremos aí os números 7, 18, 39, 49, 58 e 72. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário