sábado, 26 de novembro de 2011

DEFINIÇÕES DE SONHO

A criança: "Sonhei com um comboio novo. Dá-me! Onde o escondeste? À pergunta: O que é o sonho? A criança responde: Realidade".

O homem primitivo: "Quando se dorme abraçado pela floresta, a alma, que toma a forma de animal irracional, sai pela boca e vagueia, mas não deve afastar-se muito para não ser levada pelos demónios. Por esse motivo, antes de partir para situações potencialmente perigosas, empreende-se uma longa viajem. Um procedimento importante é também procurar um feiticeiro que ajude a encerrar a alma num lugar seguro para que ela se conserve cuidadosamente protegida de quem a queira levar".

O ocultista: "O corpo tangível é apenas o primeiro de uma série de corpos que existem em simultâneo, compostos por átomos finíssimos e estranhamente reais, cujo "corpo astral", a capa mais próxima do "corpo físico", se separaria sempre (ou quase sempre) que adormecemos, vagueando pelo éter, captando mensagens provenientes dos mortos, premonições e recordações do passado, regressando depois ao corpo original. O sonho é então uma vivência do corpo subtil numa outra dimensão, onde espaço, tempo, mortos,vivos, absurdo, lógico, impossível, normal são conceitos em constantes e repentinas mutações".

O simbolista: "O sonho apresenta-se numa linguagem secreta, críptica e de difícil acesso, mais complexa de decifrar quanto maior for o grau de cepticismo imposto pelo vício da racionalidade. É uma linguagem  universal profundamente enraizada na alma da humanidade desde sempre, e tem representação nas fábulas, mitos e religiões".

O psicólogo: "O sonho consiste numa manifestação do subconsciente, uma válvula por onde escapam basicamente os nossos anseios e receios que fazem contrastar o nosso eu com a ética e a moral que nos dominam, constituindo-se assim como uma almofada que permite suavizar as tensões a que a nossa psique está sujeita. O sonho é então mais um mecanismo de defesa contra o desequilíbrio orgânico, que se pode converter, para quem adquira conhecimentos na matéria, num objecto de estudo que permite aclarar sobre a situação interior do indivíduo". 

O espiritualista: "No sono, somente o corpo repousa e o espírito usufrui maior liberdade e amplitude de suas faculdades, lançando-se pelo espaço e entrando em relação mais direta com os outros espíritos. Os sonhos são o resultado da liberdade do Espírito durante o sono. Influência dos desencarnados que nos atraem para quadros que retiram de nós mesmos, de acordo com os seus interesses em nos influenciar. A recordação dos lugares e pessoas que o espírito visitou ou viu neste estado, onde se sucedem imagens e quadros, ouvimos vozes e conversamos com outras pessoas encarnadas ou não, das quais podemos receber avisos e orientações; o espírito desloca-se, assiste a muitas cenas, coerentes ou não, sem a intervenção dos sentidos materiais. Em certos casos, a visão psíquica durante o sono caracteriza-se por nitidez e exactidão idênticas às da percepção física, durante a vigília. Contactos preliminares ao trabalho mediúnico, iniciado no mundo espiritual. De modo geral os sonhos são verdadeiros desdobramentos, trazendo informações valiosas que 
são utilizadas nas reuniões mediúnicas".

O homem comum: "De uma maneira geral crê nos seus sonhos. Ou de uma forma mais aprofundada e consistente, e adquire uma maior capacidade interpretativa, procurando compreender e compreender-se, ou  acredita de uma forma superficial e não assumida, embora sinta por vezes a necessidade de confidenciar um ou outro sonho mais marcante com quem lhe é mais íntimo. E afinal, mais do que crer ou não, quem nunca pensou verdadeiramente no assunto, acabará por concordar um pouco com todos os pareceres, e será essa, sem dúvida, a atitude mais correcta".

O homem comum preserva no fundo de si próprio os símbolos que reconhece como parte integrante do seu território interior cultural, e dessa forma é intuitivamente sensível a todas os conceitos que lhe transmitam a possibilidade de conseguir plataformas de entendimento com os mistérios que ainda subsistem no seu caminho para um auto-conhecimento perfeito". 

Bem hajam!

Joice Worm

Nenhum comentário:

Postar um comentário