sexta-feira, 25 de novembro de 2011

BEM-VINDO AO DICIONÁRIO DOS SONHOS

"Crer cegamente nos sonhos é sinal de superficialidade, mas ignorar as suas advertências é sinal de perigosa imprudência!" 

Celestín de Mirbeille

Sonhar é um privilégio, um dom universal!...

No decorrer dos tempos, desde que há registo de sonhos, os temas têm-se perpetuado basicamente os mesmos, o ser em toda a sua diversidade existencial; os elementos da natureza; o reino animal; e depois todas as inter-relações possíveis e imaginárias dentro e entre estas grandes temáticas predominantes, que indiciam as variações de atitude e procedimentos de cada indivíduo.

Existem inúmeros escritos sobre sonhos, oriundos das mais diversas regiões e povos, egípcios, gregos, orientais, ameríndios, algumas de épocas tão remotas como a antiguidade clássica ou a época medieval, todas elas perfeitamente actuais na sua força e capacidade interpretativa, afinal os anseios e receios permanecem os mesmos de sempre,  os medos diversos; a sexualidade; os estados de espírito; etc.

O sonho é um código, uma mensagem cifrada repleta de simbolos, uma porta aberta para uma dimensão que desconhecemos, o subconsciente, o lado mais verdadeiro de nós próprios e de maior proximidade com o divino. Nem todos os conteúdos oníricos são igualmente importantes, uns deverão ser considerados, anotados, meditados e interpretados, e outros acontecem  que deverão ser descartados e esquecidos. O sonho é a síntese da experiência de vida humana, como tal a interpretação constitui um regresso temporal, fazendo uso do mito, do simbolismo, da analogia, e desencadeando um processo associativo em cadeia. Atendendo a este conceito, deverá sempre ser levada em consideração a inclusão do sonho num contexto histórico e cultural para que o mesmo possa adquirir um significado real e verdadeiro.

O nosso subconsciente é um repositório, não só, das sensações absorvidas durante a nossa permanência viva e consciente, como também de um código genético marcado de forma indelével pelo aprendizado e conhecimento adquirido ao longo de colectivos de sucessivas gerações, e ainda de cargas metafísicas provenientes do processo de evolução espiritual que vamos desenvolvendo durante as diversas vivências físicas por que vamos passando.

Meu caro amigo(a), use, abuse e desfrute deste dicionário com a necessária sabedoria e certamente será compensado com a consequente paz e tranquilidade que anseia.

Meus queridos, bem hajam!

Joice Worm  

Nenhum comentário:

Postar um comentário