sábado, 26 de novembro de 2011

O QUE É O SONHO?

"Um dia Chuang Tzu sonhou que era uma borboleta e estava feliz por sê-lo. Em contrapartida não sabia que era Chung Tzu. Mas era Chuang Tzu que sonhava que era uma borboleta? Ou a borboleta que sonhava que era Chuang Tzu?"  história  Chuang Tzu e a borboleta.


O fenómeno onírico constitui uma nebulosa relação entre o que consideramos ser a realidade ou o sonho, a dúvida permanecerá sempre no íntimo de quem procura uma explicação aprofundada para estas questões:  Será que de facto o estado de vigília é a realidade e o sonho a fantasia, ou ao contrário o sonho é a vida real e a vigília apenas uma projecção aparentemente realista da vida? O desenvolvimento tecnológico acontece actualmente a um ritmo alucinante, mas apesar disso ainda não conseguimos concretizar conclusões definitivas sobre este natural e misterioso processo orgânico, psíquico ou espiritual, ou, o mais provável, a conjunção destes três factores, que aguarda por mais atenção desde a existência do primeiro ser que demonstrou possuir consciência sobre a sua própria existência.

O sonho é a prova da existência do "estado de consciência alterada", a linha que separa o ser e não ser, o conhecer-se e não reconhecer-se, o eu e o meu outro eu, que apesar de ser estranhamente familiar, com frequência actua, reacciona e responde de uma forma que contrasta comigo, com uma noção diferente de espaço, tempo, lógica e ética e procura refazer um percurso essencialmente diferente, uma outra história.

Sonhar é uma actividade fisiológica ancestral de fundamental importância, vital para a manutenção do equilíbrio integral, para a manutenção da vida, muito provavelmente pereceríamos se nos fosse subtraída a capacidade de sonhar (existem experiências laboratoriais em organismos vivos que apontam nesse sentido). Por norma, na maioria dos casos, os sonhos acabam por perder-se através da memória onírica volátil cada vez que, ao acordar, a desactivamos. O mundo está cheio de seres vivos capazes de sonhar, o Ser Humano, portador de racionalidade, dispõe de condições privilegiadas que lhe permitem a transmissão do sonho e a possibilidade de divagar sobre o seu eventual significado. O sonho tem tantas definições quanto o número de diferentes Culturas existentes sobre a face da Terra, pessoas diferentes com sonhos diferentes que os interpretam de forma diferente, mas atenção, vamos então tentar ouvir o que o Mundo nos diz sobre o sonho!...

Bem Hajam!

Joice Worm

Nenhum comentário:

Postar um comentário