terça-feira, 26 de junho de 2012

SONHAR COM ARMAS

Os antigos faziam corresponder o símbolo onírico representado pelas armas ao planeta Marte, à segurança, à força, à guerra, à glória e à saúde. Artemidoro considera-as augúrio de matrimónio fecundo. Na China era considerado de enfermidade para o sonhador, mas encontrá-las prometia promoções, satisfações e muita energia.
Actualmente, como no passado, o significado adivinhatório aponte no sentido da bravura e honra, embora a possessão de armas, sendo de uma responsabilidade considerável, deixa antever discussões e alterações. Receber armas é augúrio de glória, o seu manuseio prevê êxito, fabricá-las é sinal de convalescença e recuperação de forças. Ser ferido por uma arma significa cura. Ouvir o seu troar é sinal de medos e rendição perante uma arma é desgosto. Inutilizar uma arma significa estar perante inimigos demasiado poderosos, e quebrá-la em dois constitui um péssimo augúrio. Assistir à fuga de homens armados pode equivaler a uma provável vitória, vê-los avançar significa segurança, auto-domínio, o sonhador não tem nada a temer. Um disparo de arma de fogo prevê ganhos imprevistos.
De acordo com o freudismo a arma está identificada com o falo, e como tal com a sexualidade masculina, o valor e a agressividade. A escola junghiana remete para a vontade dirigida a um fim preciso.
As armas da sorte são numeradas com o 60 e 63. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário