segunda-feira, 25 de junho de 2012

SONHAR COM ARCO(DE FLECHAS)

Nas histórias mitológicas e nas fábulas surge bastante evidente o simbolismo do arco, a glória será para aquele que se conseguir destacar no manuseio do mesmo, no êxito obtido pelo lançamento das suas flechas, o grau de sucesso obtido determinará o mais decidido, o mais forte, o mais viril, o mais dotado de energia fecundante. São inúmeras as divindades que transportam um arco e flechas, uma arma de destruição e simultaneamente de conquista amorosa. Shiva, Eros, Apolo, Diana, de entre os signos zodiacais Sagitário, com o seu arco simboliza a tendência para o distante, o gosto pelo movimento, o prazer de seguir com curiosidade o trajecto da flecha lançada.
Na antiguidade os egípcios atribuíam à imagem onírica do arco um significado muito positivo relativamente às previsões sobre a carreira do sonhador. Entre os babilónios era vaticínio de evolução social. Os árabes, ao contrário, consideravam que o arco detinha um significado negativo pelas suas características de arma causadora de uma morte súbita e imprevista, e por esse motivo associavam-no a eventuais epidemias, doenças, medo, contenda, de males causados por um espírito rebelde e pouco receptivo aos conselhos familiares. Se o sonhador fosse ferido, então a previsão era irrefutável, significava tormentos e morte.
Os conceitos adivinhatórios mais recentes acabaram por minimizar os significados relacionados com este tema onírico, e atribuem à visualização do arco um sinal de tristeza e preocupações, e atirar com um arco um episódio consolador.
Em psicologia o arco representa uma ferida infligida à vida psíquica do sonhador, como desacordos ou palavras que incutem desconforto, etc. Mas lançar uma flecha conduz à ideia de fidelidade e de interdependência, também indica auto-confiança. Em Freud, a flecha é órgão genital masculino, o arco que a lança, a feminilidade provocadora e a vagina.
Sonhar em lançar flechas pode revelar, em termos médicos, um sinal de reumatismo articular incipiente. O lançamento de uma única flecha pode prenunciar uma manifestação patológica dolorosa a nível cutâneo.
As flechas da sorte estão numeradas com o 13, 53 e 75.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário